Cidadania

3ª Jornada Esportiva reúne estudantes de cinco instituições em Pelotas

Provas de atletismo , de goalball e de futebol estão entre as atrações desta terça-feira

Carlos Queiroz -

A terça-feira (14) é de esporte e de integração. Alunos de cinco instituições de Educação Especial - Cerenepe, Alfredo Dub, Louis Braille e Apaes de Pelotas e de Capão do Leão - participam desde o começo da manhã da 3ª Jornada Esportiva. Até agora, foram cinco provas de atletismo: lançamento de dardo, arremesso de peso, salto em distância, corrida de cem metros rasos e revezamento 4X50 metros com bastão.

A tarde será dedicada ao goalball - praticado por estudantes do Braille com uma bola com guizo -, às partidas de futebol de salão feminino e masculino e à cerimônia de premiações. "Este é um grande momento de integração, em que cada uma das cinco instituições indica alunos para participar", destaca o organizador dos jogos, professor Rafael Mello Martins.

A jovem July de Moura Machado, 26, é uma das representantes do Cerenepe. "Eu nasci com o esporte. É muita alegria", resume e festeja o ouro conquistado nos cem metros. Em dezembro, ela estará novamente nas pistas. Desta vez, na final da Olimpíada das Apaes disputada na Ulbra, em Canoas.

Para participar
Já são 15 anos de dedicação ao esporte. A jovem Carla Leonara dos Santos Hernandez, 27, começou a disputar as primeiras provas por volta dos 12 anos. E faz questão de participar.

Em 2014, mudou-se para o Rio de Janeiro com familiares. Ainda assim, sempre que pode, volta ao Rio Grande do Sul e a Pelotas para reforçar a equipe da Escola Louis Braille, exatamente como faz nesta terça-feira. "Costuma participar do atletismo e do goalball", conta, orgulhosa.

Promoção do Cerenepe
A Jornada Esportiva é uma promoção do Cerenepe, com apoio da prefeitura de Pelotas. O objetivo, entretanto, não é destacar como vencedores apenas os que sobem aos lugares mais altos do pódio. O evento quer, sim, criar um grande momento de integração e de valorização de esforços e de superação de limites.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de mortes por terremoto no Irã sobe para 530 Anterior

Número de mortes por terremoto no Irã sobe para 530

Estudantes protestam contra aumento das passagens de ônibus Próximo

Estudantes protestam contra aumento das passagens de ônibus

Deixe seu comentário